Na tarde da última terça-feira (14/12/2021) aconteceu de forma eletrônica, a Audiência da Diretoria da AFAVA (Associação dos Fazendeiros do vale dos Rios das Mortes, Cristalino e Araguaia) com a Secretaria Nacional de Transportes Terrestres do Ministério de Infraestrutura.

A audiência teve como pauta assuntos referentes à construção da Ferrovia FICO e ao Zoneamento Socioeconômico Ecológico do Estado do Mato Grosso – ZSEE, na Região do Vale do Araguaia.

Da reunião participaram o presidente da AFAVA Dr. Hugo Frota, e a vice-presidente Dra. Carmen Bruder; a Presidente da Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTic), Dra. Vivien Mello Suruagy e o Diretor Administrativo da Mineração Serra Dourada LTDA, Sr. Alexandre Annicchino com os representantes do Secretário Nacional de Transportes Terrestres, Sr. Marcello da Costa e do Diretor do Departamento de Transporte Ferroviário, Sr. Ismael Trinks.

Os dirigentes da AFAVA alertaram o MINFRA sobre o grave problema social e econômico que pode ocorrer com o Zoneamento Ecológico na forma atualmente proposta pelo governo de Mato Grosso. Os representes no ministério se mostraram bastante preocupados, uma vez que as imensas Reservas Florestais previstas pelo ZSEE no trajeto da FICO poderão comprometer tanto o trajeto quanto o objetivo da ferrovia, além de trazer dificuldades para a obtenção do Selo de Conformidade que a FICO terá como Ferrovia Sustentável.

O assunto agora será levado ao Departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade do MINFRA, com os subsídios relatados pela AFAVA.

Participantes da Reunião
Dados apresentados

Leave a Reply