Zoneamento

Saiba mais sobre a questão do zoneamento

O atual Governo do Estado do Mato Grosso, por seu Governador Mauro Mendes, através da Secretaria do Planejamento e Gestão, no dia 18 de janeiro do corrente ano, levou ao conhecimento público, através de uma Consulta Pública (1ª Consulta Pública com vencimento em 16 de fevereiro de 2021), o ZSEE-Zoneamento Sócioeconômico Ecológico elaborado pelo Governo de Pedro Taques, conforme divulgação no site www.seplan.mt.gov.br. 

Sem oitiva dos Municípios e sem estudos técnicos atualizados, o Zoneamento apresentado foi um Golpe no Agronegócio Matrogrossense, que tanto tem empenhado para romper as dificuldades inerentes ao setor, pois criou novos Parques, novas reservas indígenas, novas APAs, novas áreas de uso restrito, além de ter ampliado as já existentes. 

O cenário mais avassalador trazido pelo novo Zoneamento, que estarrece qualquer setor produtivo, está projetado para o VALE DO ARAGUAIA, onde milhares de produtores rurais, de uma hora para outra, se viram desamparados com o impacto ambiental proposto que ultrapassam a 4 milhões de hectares, atingindo 17 (dezessete) Municípios produtivos, com áreas hoje ocupadas com a agropecuária, produzindo bovinos e grãos. 

  O VALE DO ARAGUAIA é uma região que contempla os Estados de Goiás, Mato Grosso, Pará e Tocantins, onde está a criação do maior rebanho bovino do País, abastecendo o mercado nacional e internacional de carne, assim como grandes áreas de produção de grãos, com destaque para a soja, milho e arroz, contemplando três grandes Projetos de Irrigação: Formoso e Lagoa da Confusão, no Estado do Tocantins, e Luis Alves, no Estado de Goiás. 

Em todos os Estados que compõem o VALE DO ARAGUAIA o bioma é o mesmo, Cerrado, sendo áreas espelho uma das outras, que contemplam a bacia hidrográfica Araguaia-Tocantins.

Contudo, apenas o Estado do Mato Grosso está a sacrificar a região, transformando-a em área ambiental ou de uso restrito, inclusive considerando-a como ambiente pantaneiro e frágil, onde somente a agricultura familiar será possível ou pecuária extensiva com uso restrito, tal como está na Consulta Pública em curso.

Desta forma, a AFAVA tem também como propósito, lutar por um Zoneamento Socioeconômico Ecológico do Estado do Mato Grosso – ZSEE mais justo, que garanta ao Vale do Araguaia, tanto as suas características socioeconômicas, quanto as ecológicas. E que, não se concretize na forma em que foi proposta, na qual corremos grave perigo de termos nosso patrimônio e dedicação de nossas vidas perdidos para um Zoneamento tendencioso e discriminatório contra o fértil Vale do Araguaia.

Sendo assim, no intuito de nos fortalecer ainda mais, convidando todos os produtores rurais do Vale do Araguaia para fazer parte da AFAVA, pois neste momento, é de extrema importância que estejamos unidos!